Extrato de cliente

Perguntas frequentes:

1. O que é a consulta ao extrato de clientes do Selic na Internet?
É uma funcionalidade disponível no sítio do Banco Central do Brasil na Internet que permite o acesso direto de pessoas físicas ou jurídicas, que sejam clientes de instituições financeiras participantes do Selic, aos extratos de posição de custódia de títulos públicos de suas contas individualizadas1 no Selic. O acesso pode ser feito diretamente por esses clientes, sem necessidade de solicitação aos seus respectivos participantes. Se o cliente tiver conta em vários participantes o extrato será consolidado, por CPF ou CNPJ.

2. Quem pode acessar?
Pessoas físicas ou jurídicas que são ou foram clientes de instituições financeiras participantes do Selic e detentoras de contas individualizadas no Selic, nos últimos cinco anos.

3. Como acessar?
O acesso pode ser realizado com a utilização da Conta Gov.br, da Conta do Sisbacen2 (apenas para pessoa jurídica) ou por meio de certificados digitais e-CPF ou e-CNPJ, do tipo A33.

4. Qual o período que abrange a consulta ao extrato de clientes do Selic na Internet?
O extrato de posição de custódia de títulos públicos apresenta informações dos últimos cinco anos, até o fechamento do dia útil anterior ao da consulta.

5. A consulta às posições de custódia de títulos públicos do Tesouro Direto está disponível?
Não fazem parte desse extrato as informações relativas ao Tesouro Direto.

6. Quanto custa para acessar?
O acesso a consulta ao extrato de clientes do Selic na Internet não gera custo para os clientes.

7. Estou com problemas para acessar a consulta ao extrato de clientes do Selic na Internet? Quem devo contatar?
Favor entrar em contato por meio da central de atendimento do Banco Central do Brasil pelo telefone 145 (segunda a sexta de 8h às 20h).

8. Tenho dúvida quanto ao conteúdo do documento gerado pela consulta ao extrato de clientes do Selic na Internet. Quem devo contatar?
O cliente deverá entrar em contato com a instituição financeira participante do Selic na qual a conta foi aberta, ou com a central de atendimento do Banco Central do Brasil pelo telefone 145 (segunda a sexta de 8h às 20h).

9. Quais as informações que constam no relatório de consulta ao extrato de clientes do Selic na Internet?
O relatório gerado disponibiliza a posição de custódia de títulos públicos de contas individualizadas no Selic com identificação do(s) título(s), saldo na abertura, saldo no fechamento e outras informações.



1 As contas individualizadas identificam em sua denominação o proprietário dos títulos.
2 Para mais informações sobre o Sisbacen (Sistema de Informações Banco Central do Brasil), consultar a página http://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/sisbacen.
3 Certificado digital emitido sob estrutura ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), consultar a página http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/senhas-e-procuracoes/senhas/certificados-digitais.